delibera

Primeira Assembleia Cidadã sobre o Clima em Cidades Amazônicas: Bujaru

CONTEXTO BRASIL

Com o objetivo de contribuir para os desafios enfrentados na Amazônia Legal e apoiar os esforços dos governos locais, anunciamos a Primeira Assembleia Cidadã sobre o Clima nas Cidades Amazônicas do Brasil. Recebemos inscrições de 16 cidades, todas avaliadas com o apoio de especialistas e organizações reconhecidas pelo trabalho na região. O município selecionado foi Bujaru, no Pará, sua história remonta a 1943, completou 80 anos em 2023. Tem uma economia baseada em atividades agropecuárias e cultivo de frutíferas, além de plantio e coleta do açaí na várzea do Rio Guamá que também desempenha um papel significativo. Indígenas, quilombolas e ribeirinhos há tempos estabeleceram suas vidas em Bujaru, a região é território de, ao menos, 25 comunidades quilombolas.   
Como Bujaru pode posicionar-se estrategicamente para um futuro de extrativismo sustentável e bioeconomia? A partir daí avançaremos no trabalho para definir a pergunta-guia que norteará a Assembleia Cidadã.

O QUE É O PROJETO?

O projeto Democracia deliberativa para política climática de cidades na América Latina é uma aspiração coletiva de uma rede internacional de democracia deliberativa. Nos próximos meses desenvolveremos o primeiro ciclo deliberativo latinoamericano de Assembleias Cidadãs sobre o Clima, compostas por pessoas escolhidas de maneira aleatória, por sorteio cívico. Além do Brasil, as Assembleias Cidadãs acontecerão também em cidades no México, Colômbia e Argentina.

Esse exercício de democracia para além das eleições permite que membros de uma comunidade se envolvam e decidam sobre questões complexas que afetam as suas vidas juntamente com os representantes do governo. Envolver cidadãs e cidadãos no processo de construção de políticas públicas, incluindo quem nunca consegue estar nos espaços de decisão, permite que diferentes vozes sejam ouvidas e que as pessoas, com seus conhecimentos e visões, encontrem a melhor solução possível com foco no interesse coletivo.

O projeto também prevê a participação aberta através de uma plataforma de deliberação digital para desenvolver um pacto-intercidades para a gestão democrática do clima e da sustentabilidade.

Nosso objetivo é fortalecer, por meio da participação efetiva de cidadãs e cidadãos, os processos de democratização e descentralização da tomada de decisões públicas para a construção de resoluções democráticas e pacíficas da crise climática em cidades da América Latina. Esse processo torna-se particularmente importante se considerarmos que as pessoas mais afetadas pela crise climática são as que menos participam dos espaços de tomada de decisão.

Confira o Livro de Treinamento: Assembleias Climáticas para Cidades Latino-americanas, acessando aqui.

Chamada para a Manifestação de Interesse

O Delibera Brasil busca liderança democrática da Amazônia para participar do projeto “Democracia deliberativa para política climática de cidades na América Latina” que vai liderar a Primeira Assembleia Cidadã sobre Clima nas Cidades Amazônicas.

A manifestação do interesse pode ser feita até 02 de outubro. Venha se juntar a um movimento latino americano pioneiro na gestão democrática do clima e da sustentabilidade!

Saiba como, acessando aqui.

QUEM SÃO OS REALIZADORES?

O consórcio para este projeto está firmado por cinco organizações pioneiras da democracia deliberativa na América Latina, com alcance local e regional, são elas:

Somos membros ativos da rede internacional Democracy R&D e estamos recebendo apoio e financiamento da Open Society Foundation para a realização desse projeto.