delibera

Nosso trabalho

  • Primeira Assembleia Cidadã sobre o Clima em Cidades Amazônicas

    O Delibera Brasil busca liderança democrática da Amazônia para participar do projeto “Democracia deliberativa para política climática de cidades na América Latina” que vai liderar a Primeira Assembleia Cidadã sobre Clima nas Cidades Amazônicas.

    A manifestação do interesse pode ser feita até 02 de outubro. Venha se juntar a um movimento latino americano pioneiro na gestão democrática do clima e da sustentabilidade!

    +
  • EAD DECIDADANIA: Assembleias Cidadãs: inovação democrática na prática

    O curso EaD gratuito, oferecido em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, teve o objetivo de sistematizar os aprendizados das Assembleias Cidadãs, possibilitando que agentes públicos país afora pudessem se apropriar da metodologia e implementar seus próprios processos de deliberação cidadã em um futuro próximo.

    +
  • Novos formatos participativos para o governo federal

    O Delibera Brasil acredita na participação cidadã e entende que a deliberação a fortalece. Por isso, integra um espaço que visa promover e fortalecer essa pauta, além de incidir sobre ela. Nesse sentido, participou do Seminário “A reconstrução da participação social no Brasil” para subsidiar relatório entregue ao Governo de Transição do Presidente Lula realizado pela Rede Democracia e Participação, a Rede Brasileira de Orçamento Participativo e o INCT Instituto da Democracia, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022.

    +
  • Assembleias Cidadãs: enfrentando a desigualdade no Brasil

    Trabalhando em colaboração com governos municipais e sociedade civil, o projeto busca estabelecer Assembleias Cidadãs em três cidades do Brasil para facilitar a participação do público na formulação de políticas para enfrentar a pobreza e a desigualdade. Uma iniciativa do Delibera Brasil em parceria com Rede Conhecimento Social e financiamento da UNDEF – The United Nations Democracy Fund – Fundo das Nações Unidas para a Democracia.

    +
  • Decidadania: o clima na pauta legislativa

    A segunda edição do programa Decidadania tem como objetivo promover o diálogo entre a população e o poder público municipal. Desta vez, o foco será na agenda climática, permitindo que os cidadãos influenciem na criação de projetos de lei e políticas públicas nas suas cidades. Uma iniciativa do coletivo Delibera Brasil que conta com a parceria estratégica do  ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e da Escola do Parlamento, e financiamento do National Endowment for Democracy (NED).

    +
  • Orla Viva

    Primeira experiência brasileira de Deliberação Cidadã em parceria com o Poder Legislativo. O Minipúblico “Orla Viva” fez uma recomendação cidadã para a revitalização da orla das praias da Avenida Soares Lopes, em Ilhéus.
    Uma iniciativa da Comissão Especial de estudos sobre a Urbanização da Avenida Soares Lopes, da Câmara Municipal de Ilhéus. Apoio Instituto Arapyau e Nossa Ilhéus.

    +
  • Decidadania

    O Decidadania tem o objetivo de promover a participação cidadã informada nos processos de decisão pública no Brasil.
    Trazer a onda deliberativa para o Brasil motivou o desenho da iniciativa, que obteve o apoio do National Endowment for Democracy (NED) para se tornar realidade.

    +
  • (Re)age SP

    Só teremos uma cidade melhor com a participação dos cidadãos e cidadãs nas decisões. Por isso, esse projeto-piloto realizado nas subprefeituras de São Miguel Paulista e Pirituba Jaraguá do município de São Paulo, fez uma consulta qualificada a um grupo representativo da população local sobre o planejamento orçamentário quadrienal.

    Uma parceria entre Fundação Tide Setubal e Rede Nossa São Paulo.

    +
  • Conselho Cidadão de Fortaleza

    Com o apoio da UNDEF (Fundo das Nações Unidas pela Democracia) realizamos um minipúblico com os moradores de Fortaleza. O resultado foi a elaboração de 19 recomendações sobre a temática de resíduos sólidos que passaram a constar no Relatório de Proposições Democráticas, protocolado na prefeitura.

    +
  • Futuro da Internet (We The Internet)

    Em parceria com o Global Citizen’s Debate – We the Internet realizamos 2 minipúblicos com moradores da Grande São Paulo. Os resultados deram voz aos cidadãos do Brasil e fizeram parte de um forum global para ajudar a moldar o futuro da Internet. 

    +
  • Rua principal do bairro Lapenna

    Em parceria com a Fundação Tide Setúbal e o Colegiado do Plano de Bairro realizamos um Minipúblico com moradores do bairro Lapenna, na Zona Leste de São Paulo. Os resultados contribuíram com o projeto de requalificação da principal rua do bairro que será executado pela Prefeitura Regional.

    +
  • Moto-Táxis em Ilhéus

    Em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus conduzimos um Minipúblico para contribuir com a Regulamentação de Moto-táxis na região. Nossas  recomendações foram incorporadas no Projeto de Lei votado na Câmara de Vereadores em novembro de 2019.

    +