delibera

Futuro da Internet (We The Internet)

Diálogo Cidadão Global 2020

Mais de 80 países dialogando simultaneamente para pensar o Futuro da Internet.

Quem foram os realizadores?

O Delibera Brasil é um dos parceiros nacionais da iniciativa Global Citizen’s Debate – We the Internet, coordenada pela Missions Publiques. Para realização aqui no Brasil tivemos o apoio do Instituto Singularidades, da ESPM e do Instituto Palavra Aberta.

Por que o projeto foi realizado?

Nos últimos 40 anos, a Internet se tornou um bem comum para a humanidade. E a sua evolução traz desafios para a indústria, governos e sociedade civil. Como lidar com tantas novas possibilidades? É cada vez mais urgente ouvirmos o que as pessoas esperam e como elas se relacionam com esta tecnologia, para que juntos possamos moldar o melhor futuro para a Internet.

Como o processo aconteceu?

Foram realizados 2 diálogos cidadãos com a participação de moradores da Grande São Paulo. Em dezembro de 2018 foi realizado o Piloto: Futuro da Internet, em espaço cedido pelo Instituto Singularidades. E em Outubro de 2019 foi realizado o Citizen Workshop sobre a Internet Cidadã, em parceria com a ESPM e o Instituto Palavra Aberta, com coordenação geral de Hélio Gastaldi, em que um grupo de 80 moradores da Grande São Paulo selecionados aleatoriamente recebeu informações e discutiu a respeito de: identidade digital, informação e desinformação e governança da internet.

Quais foram os resultados?

Os resultados deram voz aos cidadãos do Brasil e fizeram parte de um fórum global para ajudar a moldar o futuro da Internet.

Artigos e matérias