delibera

Orla Viva

Como o processo aconteceu?

A Comissão Especial Avenida Soares Lopes, da Câmara Municipal de Ilhéus, em parceria com o Delibera Brasil estão realizando o Minipúblico Orla Viva, para deliberar sobre a faixa de areia da principal avenida da cidade.

Foram DISTRIBUÍDAS 1 mil cartas, sendo entregues cerca de 43 unidades em cada um dos 23 bairros, da cidade. Além disso 27 estudantes voluntários do CEEP Chocolate Nelson Schau, que receberam um treinamento de campo entre os dias 14 e 16 de outubro. Após os jovens fizeram uma busca ativa em campo, batendo de porta em porta e CONVIDANDO os cidadãos de Ilhéus para participarem do projeto. Ao todo 130 pessoas demonstraram interesse, em fazer parte do Minpúblico.

O SORTEIO online realizado durante uma das audiências públicas da Comissão Especial, no dia 29 de outubro, 36 pessoas foram sorteadas. E o grupo final foi montado com as confirmações de um a um, garantindo critérios de diversidade do bairro, idade, gênero e escolaridade, que farão parte do mini público.

Acreditando que a participação coletiva pode contribuir desenvolvido na Avenida Soares Lopes, e que os anseios da população, instituições, iniciativa privada, poder público, juntos alcancem uma decisão ao bem-estar social comum.

Por que o projeto foi realizado?

A COMISSÃO ESPECIAL de estudos sobre a Urbanização da Avenida Soares Lopes, se caracteriza como uma ampla escuta pública, que acontece por meio de Audiências Públicas para ouvir os diversos setores da cidade, antes das tomadas de decisões legislativas que tenham a Avenida Soares Lopes como ponto de interesse.

  • Presidente: Vereador Vinicius Alcântara
  • Relator: Vereador Ivo Evangelista
  • Demais membros: Vereadora Enilda e Vereador Dr Aldemir

A soma de todos esses esforços, tem como objetivo produzir um relatório final com todas as contribuições que ocorreram nas audiências com os diversos setores nos últimos 120 dias salientando a necessidade de que seja levado em consideração, os anseios da população, instituições, iniciativa privada e poder público. Dessa forma, se espera que o relatório final inspire o Poder Executivo Municipal a realizar um projeto para a Avenida Soares Lopes, capaz de melhorar a economia, a educação, o esporte e o lazer da cidade de Ilhéus e assim, juntos, certamente alcançaremos uma decisão voltada ao bem-estar social comum.

Foram ouvidos os seguintes setores:

1ª Audiência: Burle Marx e projeto Orla
2ª Audiência:  Setor Ambiental
3ª Audiência: Setor de Esporte
4ª Audiência: Setor Cultural
5ª Audiência: Setor habitacional
6ª Audiência: Setor de Turismo
7ª Audiência: Setor de Comércio e Serviços
8ª Audiência: Setor de Mobilidade e Segurança
9ª Audiência: Setor Educacional
10ª Audiência: Setor Institucional
11ª Audiência: Ordenamento Legal

Quais foram os resultado?

Cidadãos e cidadãs de Ilhéus entregaram durante Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Ilhéus, a Carta de Recomendações do Minipúblico Orla Viva aos membros da Comissão Especial de Urbanização da Avenida Soares Lopes. Assista esse momento:

https://www.youtube.com/watch?v=UsB-aZrj6Fw

Confira a íntegra do documento aqui.

Quem foram os realizadores?

Uma iniciativa da Comissão Especial de estudos sobre a Urbanização da Avenida Soares Lopes, da Câmara Municipal de Ilhéus em parceria com o Delibera Brasil. Apoio Instituto Arapyau e Nossa Ilhéus.