delibera

Novos formatos participativos para o governo federal

O Delibera Brasil acredita na participação cidadã e entende que a deliberação a fortalece. Por isso, integra um espaço que visa promover e fortalecer essa pauta, além de incidir sobre ela. Nesse sentido, participou do Seminário  “A reconstrução da participação social no Brasil” para subsidiar relatório entregue ao Governo de Transição do Presidente Lula realizado pela Rede Democracia e Participação, a Rede Brasileira de Orçamento Participativo e o INCT Instituto da Democracia, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2022.

Durante o todo o evento as falas dos integrantes evidenciaram a necessidade e a vontade de não apenas retomar práticas e instâncias bem sucedidas de diálogo efetivo com a sociedade como Conselhos, Conferências e processos de Orçamento Participativo, mas sobretudo de reinventá-las e integrá-las a novos formatos que permitam ampliar, diversificar e aprofundar significativamente a participação cidadã no país. 

O Delibera Brasil contribuiu especificamente no Painel 5 – Novos formatos participativos para o governo federal, com a inclusão da seguinte recomendação no Relatório Sintético do Seminário que foi entregue ao GT de Transição do Governo: “A deliberação cidadã –  assembleias cidadãs, minipúblicos – tem potencial para mobilizar e qualificar o debate público, principalmente em pautas marcadas pela polarização e desinformação. Minipúblicos e assembleias cidadãs podem compor o sistema de participação e deliberação, reforçando outros modos de participação já existentes. Conselhos e Conferências podem convocar assembleias cidadãs”. 

Saiba como foi o Seminário clicando aqui

Leia a íntegra do Relatório Sintético do Seminário que foi entregue ao GT de Transição do Governo, clicando aqui.

Conheça as nossas contribuições clicando aqui.