delibera

Glossário

Minipúblico: inovação democrática, grupo de cidadãs(ãos) representativo, recrutado e sorteado aleatoriamente, se aprofunda, delibera e faz recomendações sobre problema e decisões de interesse público.

Deliberação: troca de argumentos de igual para igual, orientada ao consenso, que deve resultar em decisões aprovadas pela grande maioria (usamos nos nossos processos pelo menos 80%) dos participantes. 

Deliberação Cidadã: forma de participação política que se integra aos processos democráticos de tomada de decisão, possibilitando que eles sejam mais informados, ponderados e consequentes.

Modo cidadão: postura em que participante pondera suas posições com as dos demais e submete os diversos argumentos e informações à perspectiva do interesse público e do bem comum.

Sorteio : (“Sortition”) método de seleção aleatória (ao acaso, todos podem ser selecionados), usado na Grécia antiga para escolher quem exerceria o poder político, é um dos pilares da deliberação cidadã.

Assembleia Cidadã: grupo de 50 a 100 ou mais cidadãs e cidadãos sorteados na população e convocados por governos e parlamentos locais ou nacionais para deliberar sobre decisões difíceis e complexas como o aborto legal na Irlanda, sistema político na Alemanha e mudanças climáticas.

Proponente: organização pública ou privada, esfera, instância, comunidade, coalizão formalizada ou não que convoca e propõe a realização da deliberação cidadã.

Demos: parcela da cidadania ou conjunto das pessoas afetadas diretamente pelo resultado da deliberação.

Grupo de Conteúdo: fórum plural de especialistas e partes interessadas responsável por definições de planejamento, etapa informativa e acompanhamento do processo.

Escala: referência geográfica (local, regional, estadual, nacional) ou jurídico-administrativa (associados, eleitores, etc.) que delimita o impacto do resultado da deliberação cidadã.